Juta e Sisal: esses dois modelos dão um toque natural ao ambiente e apesar de serem parecidos, possuem diferenças importantes – e não estamos falando apenas das distinções de como limpar tapetes desse tipo.
Ficou curioso para saber como diferenciar cada uma dessas fibras e como higienizar tapetes de juta e sisal? Então continue lendo o conteúdo e confira.
Juta
A juta é de origem indiana e é cultivada em Bangladesh. Sua extração é feita a partir da maceração das fibras que estão entre a casca e o talo de plantas que são cortadas do solo com foices. Após isso, as folhas são limpas e postas em feixe dentro da água corrente ou parada.
Com a tonalidade mais acastanhada, os tapetes de juta são mais macios do que os de sisal, lembrando o toque do linho.
Por possuir menor resistência de fibras do que os tapete de sisal, os tapetes de juta são comercializados em preços mais acessíveis.
Sisal
O sisal é obtido de uma planta de origem mexicana chamada Agave e que também é cultivado no Brasil, África e China.
Os tapetes em sisal geralmente aparecem em cores mais claras do que os tapete em juta, sendo sempre mais próximos da tonalidade de creme ou off-white. As fibras do sisal são mais ásperas e perfeitas para ambientes de grande tráfego de pessoas.
Cuidados de Limpeza
Tanto os tapetes de sisal quanto o de juta, necessitam de cuidados especiais de limpeza de tapetes, justamente por serem feitos de fibras naturais. A lavagem de tapete de maneira incorreta pode fazer com que essas fibras apodreçam e sejam danificadas.
Por este motivo, para lavar tapete com essa característica, procure o auxílio de profissionais especializados e uma empresa competente, como a Dream Wash.
Com tecnologia e produtos adequados para cada tipo de tecido, uma lavanderia de tapetes garante que seu produto tenha maior tempo de vida útil e fique livre de ácaros e fungos.
Mais uma dica é realizar a impermeabilização de tapetes para proteger as fibras contra manchas e sujeiras do dia a dia!